segunda-feira, 1 de outubro de 2012

BEM MAIS QUE UMA FESTA

          Como de costume a Escola Marieta Santos realiza anualmente a festa dos Anos 60. Esta, tem por objetivo arrecadar dinheiro para ajudar nas necessidades diárias da escola. Essa arrecadação fica por conta de duas equipes que, por meio de gincana, realizam tarefas como venda de mesas, de ingressos, além da organização do belíssimo desfile.
          Por que eu falo que é "Bem mais que uma festa"?
          O desfile apresentado foi caracterizado pela animação da equipe Tremendões e pela aula de história, promovida pela equipe da Jovem Guarda. Abaixo coloco um texto que descreve um pouco do que foi apresentado. Quem perdeu a oportunidade de assistir ao desfile, pode se contentar vendo as fotos no link ao lado "registros, projetos/eventos".

Texto apresentado pela equipe Jovem Guarda por meio do desfile.


          A Escola Marieta Santos por meio de um projeto de Arte e Educação: “Revivendo os Anos 60” iniciado em sala de aula no ano de tornou público o estudo realizado internamente com a comunidade local por meio de uma aula de história e entretenimento cultural.
           Neste ano de 2012, na edição, através da Gincana Cultural O GRUPO JOVEM GUARDA apresenta à sociedade belacruzense um encontro com o passado. Podemos dizer que a década de 60, seguramente, não foi uma, foram dois momentos distintos que compuseram essa década. Dessa forma nossso desfile será apresentado por meio dos ANOS DOURADOS e ANOS REBELDES.
           A primeira fase, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações sócio-culturais, e no âmbito da política é evidente o idealismo e o entusiasmo no espírito de luta do povo. Fase que intitulamos no nosso desfile por meio da ala ANOS DOURADOS. Para tal período selecionamos 05 destaques histórico ou hábitos que marcaram essa fase. São eles:
           PASSEIO CICLISTICO NAS TARDES DE DOMINGO- Hábito que perdurou ao longo da história, mas teve foco nos primeiors anos da década de 60, onde casais, jovens, passeavam pelas praças das cidades como momentos de lazer e entretenimento.
           1960- BRASÍLIA PASSA A SER CAPITAL- período que marcou a transferência da capaital do Rio de Janeiro para Brasília. Coração adminitrativo do país.
           1962- BICAMPEONATO DO BRASIL NO MUNDO- Copa de 1962, grande marco na história do futebol brasileiro.
           1963- 1a TRANSIMISSÃO NO BRASIL DE TV EM CORES- As transmisões em preto e branco ganham cores para maior encanto da população por meio do recurso televisivo em cores. Oficializada em 1972.
           1964- GOLPE MILITAR- Tomada do poder pelos militares, num golpe de estado, instaurando um regime de ditadura militar. Nesse período pessoas foram depostas, perseguidas e presas, ou então forçadas a deixarem o país. Alguns casos extremos ultrpassarm a prisão e passaram para a tortura com intuito de obtenção de informações ou confissões. Fortememnte marcado pelas práticas de censura.
           A partir dessa data, com a instauração do Golpe Militar iniciam-se os ANOS REBELDES. A segunda fase da decada de 60, de 1966 a 1968 (porque 1969 já apresenta o estado de espírito que definiria os anos 70), em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos. Para marcar os ultimos anos dessa fase apresentamos algumas revoluções, conquistas e também manifestações juvenis:
           TROPICALISMO- Movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vangurda e dcultura pop nacional e estrangeira (como o pop e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira e a inovções estéticas radicais. Manifestações que se apresentaram por meio da música, da artes plasticas, cinema, teatro. Um dos maiores exemplos do movimento tropicalista foi uma das canções de Caetano Veloso, denominada exatamente de "Tropicália”. Pessoa que marcaram esse período: Caetano, Tom Zé Gilberto Gil, Torquato Neto e os Mutantes.
           1968- PRIMEIRO TRANSPLANTE DE CORAÇÃO NO BRASIL- A chegada dessa cirurgia é a representação de uma marca de esperança para tantas vidas.
           1968- ATO INSTITUCIONAL 5- Quinto decreto emitido pelo governo militar brasileiro (1964-1985). É considerado o mais duro golpe na democracia e deu poderes quase absolutos ao regime militar.Reorganizam-se os partidos e passa-se a ter os dois partidos: ARENA ( SITUAÇÃO) E MDB ( OPOSIÇÃO)
            
          FRAGMENTO- Artigo 2º do AI-5, o Presidente da República podia decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, que só voltariam a funcionar quando o Presidente os convocasse. Durante o recesso, o Poder Executivo federal , estadual ou municipal, cumpriria as funções do Legislativo correspondente. Ademais, o Poder Judiciário também se subordinava ao Executivo, pois os atos praticados de acordo com o AI-5 e seus Atos Complementares excluiam-se de qualquer apreciação judicial (artigo 11).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_N%C3%BAmero_Cinco


          1969- APOLO 11- Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo e primeira a realizar uma alunagem, no dia 20 de Julho de 1969. Tripulada pelos astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins, a missão cumpriu a meta proposta pelo Presidente John F. Kennedy, quando em 1962 perante o Congresso dos Estados Unidos afirmou: "[...] Eu acredito que esta nação deve comprometer-se em alcançar a meta de colocar um homem na Lua antes do final da década (1970) e traze-lo de volta à Terra em segurança”
           1969- WOODSTOCK ( PAZ E AMOR)- Woodstock Music & Art Fair (conhecido informalmente como Woodstock ou Festival de Woodstock) foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yassgur n acidade rural de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos. Anunciado como "Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música". O festival exemplificou a era hippe e a contracultura do final doa anos 1960 e começo de 70
           Em meio a tantos momentos marcates da década de 60, são muitos os motivos para refletir acerca do processo histórico, mas não faltam motivos para comemorar, portanto, nossa última ala é denominada de A FESTA. Um desfile de pessoas caracterizadas que relembram e convidam a comunidade local para festejar.


Por Fabiano Araujo e Rejane Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário